quinta-feira, 27 de outubro de 2011

IRPAA discute aspectos relacionados à caatinga na 24ª Romaria de Canudos

por 





Ao longo dos anos o Irpaa tem contribuído ativamente para a realização da Romaria de Canudos, evento que já marca o calendário cultural do município baiano que foi palco para uma guerra sangrenta no século XIX. Este ano, com o tema “Canudos e Caatinga” o evento teve por objetivo central despertar a população para a degradação que o bioma vem sofrendo e a urgência de pensar formas de preservação ou recuperação de áreas em alguns casos.
Com este intuito foi realizada na segunda noite de Romaria palestra e discussão sobre o tema, atividade que contou com a assessoria um dos coordenadores do Irpaa e estudioso da caatinga, Haroldo Schistek. No pátio do Colégio Jairo Azi, adultos e jovens levantaram questionamentos e fizeram comentários a partir da fala de Haroldo, que trouxe dados acerca das características do bioma, irregularidades das chuvas no Semiárido e principais ameaças ao único bioma originalmente brasileiro.
A importância da produção adaptada, formas de captação e armazenamento de água, potencialidades e belezas da caatinga também foram apontadas na palestra e no debate. Além disso, o Projeto Recaatingamento foi apresentado como uma das ações de recuperação e preservação do bioma na região. A experiência da cerca elétrica para proteção de área em fase de recaatingamento, viveiro de mudas, plantio de estacas em sulcos, envolvimento da comunidade com a questão ambiental foram destacadas na apresentação do Projeto, que vem sendo desenvolvido pelo Irpaa com o patrocínio da Petrobras, através do Programa Petrobras Ambiental.
Para o Padre Ednaldo Gonçalves, da Paróquia de Canudos, o público da Romaria – jovens e adultos da cidade e das comunidades rurais do município e também de outras regiões da Bahia – pode aprofundar a temática, atingindo assim um dos objetivos centrais do evento, que era estender para a sociedade a visão de que a caatinga é algo essencial para o desenvolvimento da região e que a mesma precisa ser utilizada de forma sustentável.


Fonte: http://www.recaatingamento.org.br/irpaa-discute-aspectos-relacionados-a-caatinga-na-24%C2%AA-romaria-de-canudos/

Nenhum comentário:

Postar um comentário