quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Evento em Juazeiro lembra mais um aniversário do Rio São Francisco

Evento em Juazeiro lembra mais um aniversário do Rio São Francisco































Neste dia 04 de outubro, data em que se comemora o aniversário do São Francisco, a população de Juazeiro pôde prestigiar exposições fotográficas, exibição de vídeos e apresentações musicais na Praça Santiago Maior, localizada na Orla da cidade. A atividade foi uma forma de denunciar o estado atual do rio, que antes de ser batizado de São Francisco pelos colonizadores portugueses era chamado de Opara (Rio-Mar) pelos povos nativos.

Com o tema “Nesse 4 de outubro vamos dar água a quem precisa”, a ação em praça pública foi uma iniciativa da Articulação Popular São Francisco Vivo que, desde 2005, vem atuando em todos as regiões da Bacia Hidrográfica do São Francisco em defesa do Rio e dos povos ribeirinhos. As músicas, imagens e falas chamaram atenção de muitas pessoas que passavam no local e foi uma forma de chamar os ribeirinhos e ribeirinhas a refletirem sobre a importância do São Francisco para a região, ao mesmo tempo em que foi lembrado seu estado de degradação e a urgência de políticas eficazes e de fato comprometidas com a preservação da vida do rio da Integração Nacional.
O Velho Chico, sempre tão cantado, poetizado, conhecido por suas riquezas e belezas, banha cinco estados do Brasil e é responsável por movimentar a economia da região. Entretanto, a ação humana tem provocado uma agressão cada vez maior contra o mesmo, sendo comum nas cidades a entrada de esgoto diretamente no rio, dejetos químicos de fábricas, além de lixos, agrotóxicos, entre outras formas de poluição das águas que acarretam conseqüências como assoreamento, diminuição dos peixes, contaminação da água, entre outros problemas.
De acordo com representantes da Articulação Popular São Francisco Vivo, o momento foi de reflexão, de provocar a população e em especial o poder público a pensar sobre a atenção que o Velho Chico precisa. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário